top of page

Suspensão

Suspensão
suspensao.png

Mantenha o conforto e a segurança na condução do seu veículo

A suspensão é o sistema responsável por amortecer o impacto do veículo quando o mesmo passa por irregularidades na estrada. Com a suspensão danificada, a condução do do carro fica difícil de controlar por causa dos fortes solavancos. Dirigir com amortecedores defeituosos acaba comprometendo o conforto do motorista e dos passageiros.

É um conjunto complexo composto por diversas peças, e caso alguma peça esteja funcionando incorretamente poderá afetar outras. A suspensão deve passar por uma manutenção a cada 10 mil quilômetros rodados. Todas as peças precisarão ser analisadas minuciosamente, caso seja encontrado algum defeito o componente problemático deverá ser substituído imediatamente.

Peças que compõem a suspensão

Coxim

Buchas

Bandejas

Amortecedores

Molas

Pivôs

Barra estabilizadora

Caixa de Direção

Rolamentos de roda

Homocinética

Bieleta

Benefícios da manutenção preventiva da suspensão

A manutenção preventiva é ideal para detectar problemas em fase inicial e evitar que outras peças sejam afetadas. Com a manutenção preventiva, você vai diminuir muito os custos com substituição de peças, além de garantir maior segurança na condução do veículo. A suspensão em bom estado de conservação oferece maior estabilidade para o veículo executar manobras como curvas e nas frenagens.

.

A suspensão ruim interfere na estabilidade do veículo

A suspensão em más condições também vai interferir diretamente nos pneus, que sofrerão desgaste irregular por serem exigidos constantemente, já que os amortecedores não estão suportando de maneira adequada o peso do veículo. Mesmo dentro do prazo de revisão, caso houver sinais de ruído, o ideal é procurar imediatamente uma oficina especializada. Mesmo dentro do prazo de manutenção pode ocorrer a quebra de algum componente da suspensão ao passar por um buraco, por exemplo.

.

Manutenção preventiva dos amortecedores

Os amortecedores são as principais peças do sistema, e são responsáveis por diminuir o impacto percebido ao transitar pelas vias com pavimentação precária. Sua manutenção preventiva deverá ser feita a cada 40 mil quilômetros rodados, ou quando for notada alguma irregularidade no funcionamento do componente. Junto com os amortecedores também deverão ser substituídas outras peças como, coxim, batente e coifa.

Sinais de que os amortecedores precisam ser substituídos

Ruídos

Solavancos

Balanços excessivos

Falta de contato dos pneus com o solo

Sinais de desgaste nos pneus

botão_whatsapp_site.png
bottom of page